Páginas

Projeto sobre animais e dia da árvore

Do dia 15 ao dia 24 de setembro foram trabalhadas atividades com o tema animais e o dia da árvore, as estagiárias Cle Fernandes e Maria Helena fizeram um ótimo trabalho com a minha turma. 
Os objetivos do tema animais são: Os alunos perceberem a importância dos animais para o homem, distinguirem animais domésticos e selvagens e as suas características. Os objetivos do tema dia da árvore são para os alunos perceberem a importância da natureza para a humanidade, o oxigênio e, como é importante preservar o meio ambiente. 
Obs: Os links citados nesta publicação foram todos utilizados para enriquecer as aulas.

Produção de cartazes com folhas e tinta guache.

Texto sobre a importância da árvore para a humanidade.
Fonte:
https://arvoresvivas.wordpress.com/arvores/










Sugestões de atividades: Dobradura de animais
 Clique no link acima saber como fazer a atividade.

Projeto Recreio Lúdico

Como leciono em uma turma de 1º ano e todos os dias recebo reclamações de meus alunos sobre brincadeiras violentas no recreio, que fulano bateu no ciclano, etc, etc... Decidi desenvolver o Projeto Recreio Lúdico em parceria com o Pibid e o professor de Educação Física dos meus alunos, prof. Emerson.  As amarelinhas que estão sendo pintadas no pátio estão todas voltadas para a alfabetização. Quem disse que aprender é somente dentro da sala de aula! Podemos alfabetizar nossos alunos brincando!
Que o recreio é hora de lanchar, brincar, descansar e extravasar todo mundo já sabe. A proposta do Projeto é fazer com que este momento se torne lúdico, para que diminua a violência e, consequentemente hematomas ocasionados por brincadeiras violentas. Desta maneira, decidimos desenhar brincadeiras no pátio, deu o maior trabalho, mas, a garotada não vê a hora de poder brincar.

A origem do jogo "amarelinha". Disponível em: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060609061810AAnDnD0




 Amarelinha do Alfabeto.

Estimula: A alfabetização, coordenação motora, movimento, atenção e concentração. 
Como jogar: Cada participante terá a sua vez, onde lançará uma pedrinha no início da amarelinha pulando para as partes seguintes com um pé só! Vencerá o jogo aquele que chegar ao final da brincadeira mais rapidamente conseguindo ler todo o alfabeto.




Jogo da velha!

o jogo da velha é um jogo educativo onde  é feito em uma tabelinha com  4 barrinhas, duas na vertical duas na horizontal, formando um simbolo sustenido, onde o objetivo é completar 3 espaços com figuras iguais, quem completar vence o jogo

objetivo lúdico: o jogo da velha promove uma diversão  por ser interessante e ao mesmo tempo estimula o raciocínio logico do  educando e ao mesmo tempo a  motricidade.





AMARELINHA SILÁBICA 
Estimula: A alfabetização, coordenação motora, movimento, leitura, estruturação silábica, atenção e concentração. 
Como jogar: Cada participante terá a sua vez, onde lançará uma pedrinha no início da amarelinha pulando para as partes seguintes. Vencerá o jogo aquele que chegar ao final da brincadeira mais rapidamente conseguindo ler o conteúdo abordado.

 Twister
Você poderá ver a brincadeira no youtube, é só clicar na palavra twister acima!
Com essa atividade é possível desenvolver nos alunos o equilíbrio, força, lateralidade, coordenação motora, a noção de direita/esquerda, as cores primárias, estratégia usada durante a movimentação e a leitura, pois um dos alunos gira e faz a leitura do local onde o ponteiro da roleta parou.
 A regra é simples: Por exemplo: O aluno roda a roleta e se o ponteiro parar "na cor azul/pé direito" o primeiro aluno tem que colocar o pé direito no círculo azul, o 2º aluno deve agir da mesma forma de acordo com o resultado da roleta, e assim por diante até que o aluno caia, coloque os joelhos no chão, erre a cor, desista ou não consiga realizar o movimento proposto. Ao final de cada rodada invertem se as posições para que todos participem. Deu até para fazer uma espécie de torneio de twister para todos os alunos do 1º ao 5º ano. 

Premiação do Concurso sobre Dengue

No final do mês de julho aconteceu a premiação do Concurso sobre a Dengue, onde tive a honra de ter minha aluna Isabel Fernanda Melônio, como ganhadora do 2º lugar da categoria desenho. A mesma foi premiada com uma bicicleta. Era o sonho da Isabel ganhar uma. 
Trabalhei em sala, vários vídeos animados sobre a dengue que encontrei no youtube, produções de frases e etc.
Parabéns, Isabel! Você merece!


Esse foi o desenho que a Isabel fez!

Sugestões de atividades aniversário de Sinop

A bandeira de Sinop, não se acha na internet para colorir então eu fiz essa no paint e copiei e colei o brasão!



Bandeira de Sinop, confeccionada com pedacinhos de revista, cortados com os dedos. Os alunos amaram!
















Esse caça-palavras eu fiz no word!

Aniversário de Sinop

Esta semana antecede o aniversário da cidade de Sinop, portanto, o tema é o aniversário de Sinop, estou postando aqui algumas atividades que trabalhei com os meus alunos do primeiro ano.

Produção de frases sobre o aniversário de Sinop no quadro!


 Produção de frases no caderno. As produções de frases foram realizadas sem intervenção!





Semana da Pátria

Nós pedagogas e pedagogos, sabemos o quanto é difícil o entendimento das séries iniciais sobre essas datas, como também entenderem que o Brasil já pertenceu a Portugal e que passou a ser independente a partir de 7 de setembro de 1822.
Portanto, quando fui explicar pelo menos o refrão do Hino da Independência que na minha opinião, para entender temos que consultar o dicionário. Fiz uma tradução assim:




Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjF1fRyLlcUi0DWN95qz7r-1RFI9O9CvS3KgCOXv7HjsW3M977-UQo9e7CUVhI_1Q3W8v4MyXGqM7NDgWVV3Da33Iq6IsOkKjtmZFWBIDtWea_2T-JsSOzbc8wXf-VwM2ivO6Cbm0uKpas9/s1600/ind_nao_grito.gif


Filhos do Brasil, vocês já podem
Ver sua Pátria feliz
Livres dos desmandos de outro país.


Povo guerreiro, destemido e lutador
Da escravidão não temos medo!
Ou deixe-nos livres,
Ou a guerra enfrentaremos com ardor!

Profª Márcia Terezinha

Trabalhando adição e subtração com palitos de picolé

A matemática é uma disciplina abstrata e, por isso muitos alunos sentem dificuldades em entende-la, diante desta problemática e, para desenvolver o raciocínio lógico-matemático, em nossos alunos, temos que ir muito além do que indagá-los a respeito da soma de 1+1, 2+2 e etc.
Trabalhar com materiais concretos, faz com que a criança vivencie com mais clareza aquilo que está sendo analisado.
Em minhas aulas, utilizo o auxílio de palitos de picolé e muitos outros materiais concretos simples, como tampinhas de garrafas e muito mais. São materiais que o próprio aluno os utiliza como ferramenta nas operações matemáticas e também no desenvolvimento da ideia de unidade e dezena.




Pensa numa aula que rendeu!
RecadosOnline.com